Minas tem a meta de vacinar mais de 5 milhões de pessoas contra a gripe até 1º de junho

Por Aécio Gonçalves 14/05/2018 - 19:04 hs

O Dia D de Vacinação Contra a Gripe, realizado nesse sábado (12), contribuiu para que a cobertura vacinal subisse de 37% para 43% em Minas Gerais. O objetivo é imunizar mais de 5 milhões de pessoas durante toda a campanha, que continua até 1º de junho.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da gripe, protegendo contra três vírus diferente da influenza.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar Rodrigues, até o último sábado haviam sido notificados, em Minas Gerais, 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 292 (61,7%) com amostra coletada e processada.

Dos casos com amostras processadas, 7,5% (21/292) foram classificados como SRAG por Influenza e 16,8% (49 /292) como outros vírus respiratórios. Dos casos associados à Influenza, 86,4% (19/21) eram Influenza A e 9,1% (2/21) Influenza B.

“Com a chegada do período mais frio, a tendência é realmente aumentar os casos de gripe. A vacina protege as pessoas de complicações relacionadas à doença. Evita internações e mortes”, diz Gilmar Rodrigues.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- gestantes;

- puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

- mulheres e homens com 60 anos ou mais;

- trabalhadores de saúde;

- povos indígenas;

- pessoas privadas de liberdade;

- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade;

- professores de escolas públicas ou privadas.

Fonte e foto: Itatiaia Link da Reportagem: http://www.itatiaia.com.br/noticia/minas-tem-a-meta-de-vacinar-mais-de-5-milhoes